terça-feira, 3 de maio de 2016

Amigo íntimo


 “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer
João 15.15.

Deus nos tem como filhos e, desta forma, zela para que tenhamos experiências íntimas com Ele. O segredo para ter experiências particulares com Deus é buscar ser íntimo dEle.

                Jesus Cristo era íntimo do Pai, e essa intimidade teve com Seus discípulos, apesar de alguns terem sido mais íntimos. Amigo é aquele, que podemos contar em todos os momentos da nossa vida. Amigo é aquele que te ama, te compreende, te ajuda, te abraça, te acompanha até o fim.

Existem quatro etapas na vida de um cristão:

1. Seguidor - Aquele que não produz fruto - “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto” (Jo 15.1, 2).

2. Discípulo - Aquele que dá fruto e é obediente a Deus - “Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer” (Jo 15.5).

3. Filho - Aquele que usufrui da herança que lhe é de direito - “Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor” (Jo 15.9).

4. Amigo - Aquele que, além de usufruir de toda herança, ele é um apaixonado pelo Pai celestial - “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio” (Jo 15.6, 7).

É lógico que todos os cristãos verdadeiros são, necessariamente, servos de Cristo. Não há outra escolha, ou temos Jesus Cristo como Senhor de nossas vidas, ou não somos dEle. Mas Cristo quer que sejamos servos-amigos dEle, não escravos.

Escravo não consegue experimentar o amor de seu senhor, Amigo íntimo vive abraçado pelo seu Pai! - “Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor” (Jo 15.9).

E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim” (Jo 17.22, 23).

É o amor que traz alegria ao coração do Pai, traz prazer, satisfação. O amor que nos aceita como somos. O amor que nos protege neste mundo tenebroso - E eu já não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós” (Jo 17.11). Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal (João 17.15).

O amor que nos leva à vitória, à alegria da presença da glória de Deus.

Escravo dorme lá fora, Amigo íntimo não sai do aconchego de seu Pai (15.19). Deus nos tirou lá de fora: Lugar de frio, angústia, solidão, tristeza, pecado...

O desejo de Jesus é este: Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me hás amado antes da criação do mundo (Jo 17.24).

Escravo é comprado por causa da sua mão de obra, amigo íntimo por causa do grande amor de deus - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda (Jo 15.16).

Coração transparente é aquele que não tenta esconder nada de Deus. É um Coração apaixonado por Jesus, dedicado, fervoroso, submisso, sincero, honesto. Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus (Jo 17.9)

Escravo trabalha e dorme, amigo íntimo recebe as grandes revelações do Pai - “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer (João 15.15).

CONCLUSÃO: “Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes” (Jr 33.3).

Eu vou te revelar o que está acontecendo no teu coração;
Eu vou te revelar o que está acontecendo na tua casa;
Eu vou te revelar o que está acontecendo na tua cidade, no teu país;
Eu vou te revelar o que está acontecendo no mundo;
Eu vou te revelar o que está acontecendo no Universo;
Eu vou te revelar o que está acontecendo até no céu: Os anjos prostrados e me adorando. Querubins, Serafins, Anjos e Arcanjos com grande multidão de salvos me adorando e celebrando uma festa na minha Presença, diz o Senhor!


0 comentários:

Postar um comentário