terça-feira, 3 de maio de 2016

Restauração do Templo




 Depois disso, fez-me sair para fora, ao átrio exterior, para a banda do caminho do norte; e me levou às câmaras que estavam defronte do largo vazio e que estavam defronte do edifício, da banda do norte. Do comprimento de cem côvados era a entrada do norte; e a largura era de cinquenta côvados... santas, em que os sacerdotes, que se chegam ao SENHOR, comerão as coisas mais santas; ali porão as coisas mais santas, e as ofertas de comer, e a expiação pelo pecado, e a expiação pela culpa; porque o lugar é santo... Deu uma volta para a banda do ocidente e mediu quinhentas canas com a cana de medir. Mediu pelas quatro bandas; e tinha um muro em redor, de quinhentas canas de comprimento e quinhentas de largura, para fazer separação entre o santo e o profano”.
Ezequiel 42

Neste texto Deus mostra ao profeta a restauração de todo o templo físico local, onde a glória de Deus se manifestará. Mostra os mínimos detalhes do templo, suas medidas e suas especificidades, ou seja, como e para que funciona cada divisão.

  É uma representação do mover de Deus em cada região ou nação, segundo sua importância e responsabilidade. Trazendo para o campo humano, podemos ver o mover de Deus quanto a restaurar o homem do ponto de vista espiritual, fazendo com que em cada área, o homem seja capacitado para dar frutos.

A restauração do homem começa pelo seu caráter, que é a imagem e semelhança de Deus, de forma que ele seja moldado para fazer o que é reto e digno diante da face do Senhor, agindo não como um ser comum, mas como alguém que conhece a Deus, que tem responsabilidade para com seu semelhante, através de atitudes de amor, bondade, carinho, enfim, uma pessoa que faça o bem a outrem sem querer receber nada em troca, muito pelo contrário, sentindo prazer em fazer o que é justo para honrar e glorificar o nome de Deus.

Essa restauração espiritual é importante porque ao longo dos anos os homens se perderam em suas próprias vontades, nas concupiscências da carne, no comodismo diário e fácil sob a égide do balanço da modernidade.

Restauração que deve ser feita para que o homem retorne a sua condição inicial de filho de Deus, com todos os predicados que o levem a morar no céu. Que deve ser feita dentro dos princípios bíblicos, para que o homem não se perca, mas ganhe a vida eterna, junto do Deus Pai.

Aqui também vemos que uma vez restaurado, a glória de Deus se manifestará. Ou seja, depois de restaurado a sua condição original, o homem verá a glória de Deus se manifestar através de suas ações, podendo viver em harmonia com os seus semelhantes e conquistar a vida eterna, levando outros à mesma condição.

Quando vemos o termo medir feito por Deus, podemos depreender que Deus está passando/colocando tudo no prumo, ou no seu devido lugar, para que o homem possa dar bons frutos, ser bondoso, carinhoso e consciente de suas obrigações e responsabilidades para com todos, honrando assim o nome de Deus. O prumo de Deus nos leva a condição original, nos capacita e nos garante um lugar no céu. 

Ainda vemos que só conseguiremos nos achegar a Deus através da santidade, quesito esse indispensável, que requer muitas outras ações e atitudes dignas e sinceras, pois Deus é Santo, e sua santidade intocável. Se quisermos alcançar o Senhor, temos que estar dentro dos princípios bíblicos.

Evangelista Nuncyo D´Ery

0 comentários:

Postar um comentário