terça-feira, 3 de maio de 2016

Desfrute da misericórdia de Deus

 

    Misericórdia é a faceta do amor de Deus que faz com que Ele ajude os aflitos, da mesma forma que a graça é a faceta do seu amor que o leva a perdoar os culpados. O sofrimento humano pode ser causado por uma transgressão da lei de Deus ou por circunstâncias que fogem ao nosso controle.

    A misericórdia pertence a Deus, como bem nos mostra Daniel 9.9 - “Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão; pois nos rebelamos contra ele”.

Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia. O Deus eterno e Todo Poderoso está pronto para perdoar os pecados e mostrar misericórdia, quando seu povo se aproxima dEle com sinceridade, pedindo-lhe precisamente isso, em atitude de arrependimento.

Em virtude disso não somos consumidos, pois: As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim (Lm 3.22).

Jeremias tinha quase desistido de sua esperança. Então se lembrou de algo que trouxe ela de volta. Isso era a misericórdia de Deus. A palavra misericórdia pode ser traduzida como “concerto de amor” ou “amor imutável”. Ele está ligado com compaixão (Sl 103.4), verdade e fidelidade (Ex 34.6, 7) e bondade (Sl 23.6). A disposição para oferecer sacrifícios já havia passado, e tudo parecia sem esperança, mas a hesed (misericórdia, fidelidade, bondade) de Deus permanecia.

Amemos a Deus e alcançaremos misericórdia: “...e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos” (Ex 20.6). Os justos recebem misericórdia e bênção da parte de Deus. Mas a misericórdia se estende a mil gerações, o que mostra que a misericórdia é um princípio muito mais poderoso do que o da aplicação de justiça.

Peçamos sempre a Deus, as suas misericórdias, como nos mostra Salmos 40.11 - Não detenhas para comigo, SENHOR, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.

O Salmista fora o recebedor das bênçãos de Deus, de seu amor constante, de sua salvação (livramento) e de seus ensinamentos. Portanto ele agora finaliza a parte de louvor do Salmo com um apelo final de que as coisas de que desfrutara no passado pudessem acompanhá-lo até o fim de sua carreira. Ele tinha recebido misericórdia e continuava carente de misericórdia. Ele fora alvo do amor constante de Deus e sempre precisaria desse tipo de amor.

Confiemos em Deus e alcançaremos misericórdia. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno (Hb 4.16).

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça. Porque Cristo se compadece das nossas fraquezas. Podemos chegar com confiança ao trono celestial, sabendo que nossas orações e petições são bem acolhidas e ouvidas por nosso Pai celestial. É chamado o “trono da graça”, porque dele fluem o amor, o socorro, a misericórdia, o perdão, o poder divino, o batismo com o Espírito Santo, os dons espirituais, o fruto do Espírito Santo e tudo de que precisamos em todas as circunstâncias.

Os “misericordiosos” estão cheios de compaixão para com os que sofrem por causa do pecado ou de aflições. “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia (Mt 5.7). Os misericordiosos desejam minorar os sofrimentos, conduzindo os sofredores à graça de Deus por meio de Jesus Cristo (Lc 10.30-37; Hb 2.17). Sendo misericordiosos para com os outros, eles “alcançarão misericórdia”.

Devido a misericórdia de Deus somos salvos, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador” (Tito 3.5, 6).

Concluindo, vemos que a salvação não é obtida mediante esforço ou mérito humano, mas provém exclusivamente da misericórdia de Deus.


0 comentários:

Postar um comentário