domingo, 23 de setembro de 2012

O valor do estudo bíblico

É essencial que tenhamos um bom senso de valores. Sabemos que isso é verdade no dia-a-dia. Sai caro ao comprar ou vender se não tivermos um senso correto de valores. A Bíblia mostra os naufrágios de muitos que não tinham um discernimento de valores – Ló, Esaú, Balaão, Judas e Demas. Nós reconhecemos o valor do estudo da bíblia?



A fim de ter o valor correto do estudo bíblico, temos primeiro que ter um valor apropriado da bíblia. Para aqueles que provavelmente vão ler isso, você já sabe o valor da Bíblia. Sabemos que é muito proveitoso como guia para esta vida e para apontar o caminho para a vida eterna. Podemos falar da boca para fora do seu valor, mas se realmente a valorizamos, iremos estudá-la. Vamos rever alguns motivos que nos lembram o valor do estudo bíblico.
Dá-nos fé (João 20.31). A fé é necessária para a conversão (Atos 15.7) e para agradar a Deus (Hebreus 11.6). É essencial para o filho de Deus, pois “o justo viverá por fé” (Romanos 1.17). A fé é nosso escudo (Efésios 6.16) e nos dará a vitória (I João 5.4).
Irá fortalecer nossa esperança que pode nos salvar (Romanos 8.24). Irá estimular nosso desejo de ir para o céu e nos dará a segurança de que estamos a caminho. Servirá de âncora nas tempestades da vida (Hebreus 6.18-20).
O estudo bíblico nos fará sábios naquilo que realmente importa (Salmo 119.98-99). Isto é, o estudo vai nos fazer sábios se continuarmos nas coisas aprendidas (II Timóteo 3.14-15).
O estudo da palavra nos guarda do pecado (Salmo 119.9-11) e nos capacitará para superar o pecado (I João 2.4).

O estudo da Bíblia nos ajudará a evitar a apostasia (Salmo 37.31). A falta de conhecimento da palavra de Deus leva a destruição (Oseías 4.6).

Dá alegria (Salmo 19.8). O mundo enganado não acredita, mas a alegria completa se encontra em Deus (I João 1.4). O estudo nos faz capazes de ter alegria mesmo nas coisas ruins (Tiago 1.2-4; Romanos 8.28).

O estudo da Bíblia consola (Salmo 119.92). Quando um ente querido parte deste mundo, nada pode nos consolar como a Bíblia (I Tessalonicenses 4.18). Haverá horas na vida de cada um em que precisaremos de consolo. O estudo nos capacitará a encontrar consolo.

Fornece alimento para a alma (Mateus 4.4). Tem uma receita apropriada para a criança e outra para o maduro (I Pedro 2.2). A palavra de Deus deve ser mais desejada do que ouro e todas as coisas materiais (Salmo 19.10).

Tem bons frutos (Mateus 7.16). Tem um efeito exaltante na humanidade. Tem liberdade avançada. Opõem-se as coisas que corrompem. Levanta a moralidade e dá dignidade às mulheres.

Salva a alma quando recebida corretamente (Tiago 1.21). Não é fria nem morta, mas é como um fogo (Jeremias 23.29) e é viva e poderosa (Hebreus 4.12). Levou 3.000 pessoas a procurarem a salvação em Cristo no dia de Pentecostes (Atos 2).

Se conhecemos e cremos nestas coisas, o estudo da Bíblia fará parte do nosso dia-a-dia.

Robert W. Goodman

1 comentários: