segunda-feira, 9 de abril de 2012

A diferença entre o joio e o trigo


“Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro” (Mateus 13:30).

Desde que fomos criados por Deus, vivemos nesse mundo que jaz no maligno. Não temos como simplesmente sair daqui e ir para outro lugar porque não existe. Portanto, devemos ficar aqui até que Jesus Cristo venha nos buscar, mas devemos viver neste mundo de maneira diferente, iluminando e abençoando as pessoas que estão ao nosso redor.

Nesse aspecto podemos fazer uma comparação com uma parábola narrada em Mateus sobre o joio e o trigo, que devem crescer juntos, até o tempo da ceifa. Joio significa coisa daninha que surge entre as boas e as tentam corromper.

Jesus na parábola narrada em Mateus 13.24-30, diz que um homem semeou boa semente no seu campo. Mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele e semeou o joio no meio do trigo e retirou-se.

Hoje, em nossas igrejas, existem muitos problemas por causa do joio. Mas quais são as diferenças entre o joio e o trigo e como identifica-las?

1) O trigo é o povo de Deus. O joio é o povo do diabo (vs 25).

2) O povo de Deus crê em Deus e anda em seus caminhos, ama ao Senhor Jesus de todo coração, crê no sacrifício de Jesus na cruz como seu substituto. O joio é totalmente contrário a estas verdades e está longe de Deus. Foi colocado no meio do trigo para os destruir.

3) O trigo possui a essência, o joio a aparência (o joio é como aqueles que se vestem como crentes, se dizem cristãos, oram, até falam em línguas (estranhas mesmo), mas dão mau testemunhos e zombam de Deus) (vs 26-29).

4) O trigo produz muito frutos e alimenta as pessoas. Produz frutos de longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, amor, alegria, paz, mansidão e domínio próprio.

5) O joio não produz nada. É inútil. Se ingerido é como veneno, é nocivo ao homem. O joio produz ódio, depressão, perturbação, infidelidade, rixa e desgraça na vida do ser humano.

6) O trigo é maleável e se curva com facilidade, e quanto mais maduro mais fácil de colher (é como aquele servo humilde, sincero, honesto e que verdadeiramente tem compromisso com Deus). 

7) O joio é muito rígido e não se curva nunca. O joio fica mais enraizado, mais difícil de ser colhido (é como aquele servo soberbo, arrogante, que tudo sabe, se acha melhor que todo mundo na igreja, conhece mais da Bíblia, e, verdadeiramente, não tem compromisso com Deus).


 Joio - Lolium temulentum, tipicamente conhecida como joio (ou cizânia), é uma planta anual pertencente à família Poaceae e ao gênero Lolium. De talo rígido, pode crescer até 1 metro de altura, com inflorescências na espiga e grão de cor violeta. Usualmente cresce nas mesmas zonas produtoras de trigo e se considera uma erva daninha desse cultivo. A semelhança entre essas duas plantas é tão grande, que em algumas regiões costuma-se denominar o joio como "falso trigo". Pode ser venenosa e uma pequena quantidade de joio colhida e processada junto ao trigo pode comprometer a qualidade do produto obtido.

O lugar do trigo é no celeiro, o do joio é no fogo, pois não tem utilidade, faz mal, é um engano assim como era a figueira que Jesus amaldiçoou. O trigo será colocado no celeiro de Deus e o joio será queimado no inferno.
 Quem separa é Deus, porque o joio e o trigo são muito parecidos, e só Jesus sonda os corações e sabe quem é quem. Ninguém foge do seu reto juízo.

Muitas vezes deixamos o joio ser plantado em nossas vidas e em nossas igrejas. Isso acontece quando nos descuidamos das coisas de Deus, nos tornamos indisciplinados, damos lugar ao espírito mundano e enganador, enfraquecemos moralmente e negligenciamos a sã doutrina bíblica. Aí nós ficamos presos ao mundo, soberbos, indisciplinados, orgulhosos, arrogantes, prejudicados com o veneno que o joio possui. Tornamos-nos joio.



12 comentários:

  1. Que palavra maravilhosa agradeço pelo rico tesouro de sabedoria, muito obrigada abraço,paula.

    ResponderExcluir
  2. Ao estudar com mais profundidade este assunto tão importante, vemos a necessidade de Jesus querer explicar esta parábola minuciosamente, pois a natureza também nos revela entre suas plantações e animais as espécies falsas e verdadeiras. Mais uma forma para identificarmos que estamos rodeados como na explicação de Jesus, por muitas coisas parecidas porém são falsas e prejudiciais a nossa saúde e a nossa vida espiritual. Jesus deixou bem claro que estas sementes de joio seriam colhidas primeiro para alimentar o fogo e que o trigo após sua colheita iria para o seu celeiro. Esperemos pela colheita divina, pois já temos a promessa!!!

    ResponderExcluir
  3. A paz do senhor.gostei muito foi de grande valor espiritual e conhecimento pra minha vida.

    ResponderExcluir
  4. Hoje fiquei indignada sobre a questão do joio crescer junto ao trigo. Mas, esta palavra lida,acalmou o meu coração e me me fez ver que o Senhor tem o controle desta erva mal
    dita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Isso é verdade. Deus tem total controle sobre todas as coisas, em especial sobre a nossa vida.

      Excluir
  5. Amei essa passagem sobre joio e trigo

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desse estudo que edificou ainda mais a minha compreensão,devemos orar sem cessar ler a palavra vigiar sempre e escutar a voz do espirito santo nos orientando para estarmos preparados e permanecermos como trigo até o dia da colheita.

    ResponderExcluir